Como aplicar a visão sistêmica?

Mais do que aplicar, é preciso vivenciar as leis sistêmicas no nosso dia a dia. Não existe uma receita milagrosa, uma mudança rápida. Para mudar de maneira profunda é preciso tempo, é preciso paciência.

Como eu já falei pra vocês, conheci as constelações familiares há 4 anos atrás. Isso é pouquíssimo tempo porque mesmo Bert, que viveu 93 anos, disse em seu ultimo ano de vida, que ainda tinha questões a serem consteladas em relação a sua mae. E assim foi feito por sua esposa Sophie pouco tempo antes de sua morte, como esta relatado em seu ultimo livro biográfico.

Com, se Bert Hellinger, aos 93 anos, ainda constelava questões com a mãe, é porque é mesmo um longo caminho a se percorrer. A pergunta é: você está disposta? Está disposta a pagar o preço de viver sua vida de maneira adulta e madura? Está disposta a olhar pra dentro de si? Está disposta a agir de maneira critica e sair dos padrões repetitivos de sua família? Está disposta a para de culpar os outros por seus problemas e assumir de vez as rédeas de sua vida? 

Então, bem vinda à vida sistêmica. Ela é um caminho longo, difícil e cheio de desafios. Vai dar vontade de desistir e voltar à aquele lugar quentinho que é zona de conforto. Mas quem quer novos caminhos precisa abrir novas portas. 

A visão sistêmica é uma visão mais completa da vida e das questões que enfrentamos. É pegar o quadrado e ir virando, revirando, vendo de todos os ângulos e aspectos. É entender que estamos vinculados ao passado e à muita gente que viveu antes de nós. É saber que os alunos são fiéis a seus pais e seus sistemas familiares, da mesma maneira que nós tbem somos, mesmo estando todos juntos numa mesma sala de aula.

É também acima de tudo um caminho, uma estrada a se percorrer, começando por nós. Por isso esse curso não vai te dar receitas de sucesso, passo a passo, atividades comprovadas, porque o que vale pra mim, não vale pra você. O que atende às necessidades do meu sistema, não faz diferença pro seu. 

Aqui nos vamos aprender a viver em postura sistêmica, dentro e fora da sala de aula. Enquanto professoras, diretoras, coordenadoras, mães, esposas, filhas… em todos os papeis que desempenhamos num mesmo dia de vida.

Pra isso é preciso uma urgente e continua calibragem interior. Sim, ir ajustando os parâmetros, as crenças, as teorias que estamos aplicando até hoje. Vamos juntas aprender a agir na melhor hora, a seguirmos felizes pela vida, com coragem para praticar novas posturas e seguras das decisões que formos tomando no decorrer da vida. 

Aplicar a visão sistêmica é um estado de PRESENÇA e reverencia ao passado. É manter os pés firmes no chão honrando o que foi mas olhando o futuro com amor e maturidade. 

E por quem nós vamos fazer isso? Primeiro por nós mesmas. A gente merece ser mais feliz, ter mais leveza no trabalho, nos nossos relacionamentos, não? Ou você quer ficar ai presa, sofrendo, na síndrome de Gabriela… eu nasci assim, eu cresci assim… não né? Chega… 

Bora comigo fazer um pouquinho, bem devagar, diferente do que fizeram até agora? Vamos começar por nós sem querer mudar nada fora de nós. É assim que começa. A gente começa por nós e vai vendo a engrenagem começar a girar. Então esse curso é apenas pra isso, pra você se revisitar e ai sim poder agir de maneira sistêmica e colher os resultados com seus alunos, seus funcionários, seus filhos.. enfim, onde vc quiser!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha os campos abaixo e entrarei em contato com você:

Entre em contato